Se não encontrar o autor, acesse o site da AMAZON por qualquer link de redirecionamento no blog.

Bem-vindos ao MQ ✓ VENDA NACIONAL E INTERNACIONAL✓

Anjo Solar


A Federação MORYA
O significado do Anjo Solar para a evolução humana Eric Huysmans
Curso 320
"Por mim nunca foi feito nada." Leonardo da Vinci

INTRODUÇÃO E DEFINIÇÃO DO Anjo Solar

Para entender o significado do Anjo Solar para a evolução humana, primeiro precisamos define o que é o Anjo Solar realmente. É um grande Ser que na verdade é descrito por muitos nomes diferentes, como:

• Filho da Mente
• Ego
• Augoeides
• União Benigna
• Produtor da Expiação
• Construtor do corpo egóico
• Manasa deva
• O grande deva da mente
• Produtor da individualização
• Senhor da Chama
• Salvador da Raça
• Produtor de consciência realizada
• Grande Anjo Redentor
• Alma Liberada

Esta grande variedade de nomes obviamente leva a um mal-entendido sobre o que é a energia solar Anjo. Especialmente os nomes 'Filho da Mente' e 'Ego' podem colocar o estudante esotérico em equivoco, pois isso indicaria que o Anjo Solar seria o mesmo que a alma humana, que é outro termo para o Ego com um E maiúsculo ou o Filho da Mente. E isso parece não ser o caso, de acordo com a próxima citação:

“'Alma' com um A maiúsculo se refere ao Anjo Solar e 'alma' com um pequeno “a” se refere a alma humana. (personalidade) A alma humana é uma fase da Mônada. Por exemplo, simbolicamente falando, uma criança seria uma Personalidade (com P maiúsculo), um jovem seria um alma humana, e um adulto seria a Mônada - mas são eles todos o mesmo homem em três fases. (…) O Anjo Solar é umaentidade diferente , ajudando a personalidade a crescer para uma alma humana e a alma humana para se tornar uma Mônada consciente ”. (Saraydarian, O Anjo Solar, p. 105).

Aqui a alma humana é claramente diferenciada do Anjo Solar. Torkom Saraydarian parece dizer que o Anjo Solar é uma entidade separada do Ego, ou da alma humana, ou o homem real. Esta entidade está ajudando o homem a aumentar sua personalidade na alma, e em seguida a alma para se tornar uma Mônada consciente.

Os outros nomes mencionados acima parecem apoiar a diferenciação que Saraydarian faz. Eles são uma entidade ou ser quem tem o importante papel de ajudar o homem elevando sua consciência em todas as diferentes fases do desenvolvimento humano em direção à Unidade. Isto é suportado em alguns de seus outros livros com as próximas citações:

1 “Os Anjos Solares são seres muito avançados que sacrificam Suas vidas para ajudar a evolução da humanidade a guiar seus passos rumo à iniciação.”(Saraydarian, A Mente Subconsciente e o Cálice, pág. 405)

“O objetivo da alma humana é desdobrar-se a tal ponto que ela se funda com o Anjo Solar através do casamento místico. Quando a alma humana é madura o suficiente, o Anjo Solar inspira-o a unir-se com ele. Isso é chamado infusão da alma. Por longas eras, o Anjo Solar funde Sua luz, amor e poder na pessoa e cobra dele ou dela com a eletricidade do seu espiritual, ou superior éter cósmico, até o homem ou mulher, a alma humana, se torna uma Alma. ” (Saraydarian, A Psique e o Psiquismo, p. 541).

Nesta última citação ele fala sobre o casamento místico que a alma humana necessita fazer com a Alma (com o A maiúsculo), ou Anjo Solar, que é chamadode infusão de alma . Através da infusão da luz, amor e poder do Anjo Solar sobre a alma humana, esta se torna uma Alma. É claro que ele indica aqui que as duas entidades distintas, devem se unir, tornarem-se Um.

Os diferentes nomes do Anjo Solar indicam diferentes tarefas deste alto Ser Angélico na evolução humana. No restante deste artigo, ligarei cada forma de como é chamado de acordo com a sua tarefa.

'UNIÃO BENIGNA' E 'PRODUTOR DA EXPIAÇÃO'

O explicado acima sobre a alma e o Anjo Solar sendo duas entidades separadas é paradoxal. Significa o paradoxo de como vemos a entidade auto consciente a que chamamos nos mesmos.Somos a alma? Somos a Mônada? O Anjo Solar esta realmente separado de nós? Quem somos nós?

Penso que é correto dizer que somos a alma, assim como a própria Mônada, e que será restaurada a nossa unidade fundamental com o Anjo Solar. No final, todos os seres serão conectados emunidade , mas eles existem em um estado temporário de separação em sua forma evolucionario na busca de restaurar a unidade de tudo o que existe. Desta forma, a alma e o Solar Anjo são" um composto do mesmo e do outro", como se pode encontrar na próxima citação:

“Quão preciso e verdadeiro é a expressão de Platão, quão profundo e filosófico observação sobre a alma (humana) ou EGO, quando ele o define como "um composto do mesmo e o outro. " E, no entanto, quão pouco esta dica foi entendida, uma vez que mundo entendia que a alma era o sopro de Deus, de Jeová. É o mesmo e o outro ", como disse o grande filósofo Iniciado; para o EGO (o "Eu Superior" quando fundido com a Mônada Divina) é o Homem, e ainda assim o mesmo que o "OUTRO", o Anjo nele encarnado, (...) Os grandes clássicos e filósofos sentiram esta verdade, ao dizer que "deve haver algo dentro de nós que produz nossos pensamentos. Algo muito sutil; é uma respiração; é fogo; isto é éter; é quintessência; é uma imagem esbelta; é uma intelecção; é um número; é harmonia. . . . . ” (Voltaire ).” (Blavatsky, Doutrina Secreta II, p. 88-89)

Uma das tarefas do Anjo Solar é unir as diferentes partes do homem naunidade .A unidade da qual o próprio anjo está sendo parte, mostrando aqui sua paradoxal natureza. Em um nível metafísico ainda mais 2

elevado, o Anjo Solar é a soma total, e o agente sintetizador, das partes opostas da dualidade: o positivo e o negativo, que pode ser simbolizado pelo Anjo Solar e por Satanás (também um nome usado para Anjo Solar!). Seu instrumento nesse processo unificador é o amor .

CONSTRUTOR DO CORPO EGOICO

O Anjo Solar constrói o corpo egóico que reside no plano mental. Este corpo egóico também é chamado de corpo causal, ou o corpo da alma, ou o Filho da Mente. Este corpo liga o átomo mental permanente, ou a mente abstrata, do primeiro sub plano com a unidade mental, ou a mente concreta, no quarto sub plano. Entre estes sub planos existe uma lacuna, que é a causa da separação entre a nossa personalidade, ou eu inferior, e a Alma, ou Eu Superior. Essa lacuna deve ser superada construindo o antahkarana através da meditação, estudo e serviço.

Um gráfico deste plano mental com seus sete sub planos, lacunas e pontes pode ser visto no quadro"A Constituição do Homem" , no meu trabalho para o curso 220 "Definindo e Dominando a Mente ' .

Em um nível ainda mais alto, o Anjo Solar canaliza a vida da Mônada para baixo da mente abstrata, e mais ainda através do corpo egóico até o eu inferior.

“O Anjo Solar canaliza a vida da Mônada para o Eu Inferior, respondendo as necessidades cármicas e orquestrar uma seqüência de encarnações pelas quais o indivíduo pode ganhar experiência evolucionária. Do ponto de vista do Anjo Solar a ligação ao humano está no corpo causal. Liga o átomo permanente mental no primeiro sub plano com a unidade mental no quarto sub plano. Entre esses sub planos existe um grande abismo que nos dividiu, desde nosso início como seres humanos e que, eventualmente, nós procuramos fazer a ponte construindo o antahkarana. ” (Nash,“ O Anjo Solar ”, The Beacon, março / abril de 2001, p.10).

O corpo egóico ou causal é também chamado de envelope causal pelo esoterista sueco Henry T. Laurency. Seu trabalho é resumido em'The Explanation' por Lars Adelskogh, onde pode ser encontrada a seguinte citação sobre este edifício específico, tarefa do Anjo Solar, que é chamado aqui de Augoeides:

“O envelope causal é a divindade presente no homem, enquanto a mônada é a divindade em potencial. E esse envelope causal não é nada que o homem tenha criado. Isto é um presente para o homem de um deva essencial, um Augoeides.

Quando o animal se torna homem, sua mônada recebe um envelope causal de um Augoeides O envelope causal do próprio Augoeides, e é da mais alto qualidade, já que este deva é um eu essencial altamente desenvolvido . ”(Adelskogh, The Explicação, p. 115-116).

Então, de acordo com Henry Laurency, o Anjo Solar dá seu próprio corpo egóico ou causal para o homem, que faz parte do grande sacrifício que este grande Ser Angélico faz ao ajudar homem a andar no caminho da evolução.

A cada nova encarnação, o Anjo Solar escolhe matéria específica relacionada aos sete raios para formar os novos corpos. Do corpo egóico ele toma uma pequena porção de matéria principalmente um tipo de raio específico, e a partir disso ele molda os três corpos inferiores do personalidade (físico-etérico, emocional e mental).

“14No início da nova encarnação, o Augoeides escolhe a matéria para compor nos novos corpos. Isso ele faz com uma visão particular para o sete tipos. Também do corpo causal o Augoeides concede um pouco de matéria, principalmente uma e do mesmo tipo. Fora disso, ele molda um envolucro causal menor que durante a encarnação vincula a primeira tríade com a mônada.15 É esta tríade que em esoterismo tradicional tem sido chamada de “Personalidade”, enquanto que o corpo causal remanescente no plano causal tem sido chamado de "o Ego" ou "o Eu". ” (Adelskogh, The Explanation, p. 117)

O corpo egóico pode ser visualizado como um lótus de doze pétalas e, portanto, também chamou olótus egóico . As pétalas do lótus são formadas a partir da substância do Anjo Solar. Esta substância permite que a unidade espiritual no centro adquira conhecimento, consciência e auto-realização. As pétalas estão dispostas em três camadas de cada três pétalas e um núcleo interno de novamente três pétalas. Eles são construídos através de muitas encarnações em que a construção dos três primeiros leva muito tempo Tempo. O tempo de construção das próximas camadas será encurtado como estágios de maior consciência são alcançados. No coração do lótus, um ponto brilhante de fogo elétrico é Escondido nas últimas três pétalas que estão bem dobradas. Isso é chamado dejóia no lótus . Quando estas pétalas interiores se abrem, o homem estará plenamente iluminado e pronto para transcender ao quinto reino supra-humano, ou reino divino.

“Oculto no centro ou coração do lótus é um ponto brilhante de fogo elétrico de um matiz azul-branco (a jóia no lótus) cercado e completamente escondido, por três pétalas bem dobradas. Em torno deste núcleo central, ou chama interna, estão organizadas as nove pétalas em círculos de três pétalas cada, perfazendo três círculos. Estas pétalas são formadas a partir da substância dos anjos solares, assim como as três central, substância que não é apenas senciente como é a substância do formas nos três mundos e nos corpos lunares, mas que tem uma qualidade adicional de "quem sou eu" ou de auto-consciência, permitindo a unidade espiritual no centro (por meio dele) para adquirir conhecimento, consciência e auto-realização. ” (Bailey, A Tratado do Fogo Cósmico, TCF, p. 761-762)

“Através da atividade dos anjos solares, as doze pétalas gradualmente tomam forma, como um ponto de fogo elétrico no coração que começou a se fazer sentir mesmo embora ainda não localizado. Então as primeiras três pétalas tomam forma e se fecham para baixo sobre o ponto vibrante, ou "jóia" sob a potência da Lei de Atração. Uma a uma, as nove outras pétalas tomam forma quando as vibrações começam a afetam a substância solar, (...). ” (TCF, p. 767)

'MANASA DEVA' OU 'O GRANDE DEVA DE MENTE'

Esses nomes, que na verdade significam a mesma coisa, apontam para a tarefa da Anjo, de estimular o desenvolvimento da mente ou manas. Ele faz isso, contanto que traz para a alma humana para conseguir ultrapassar essa tarefa. Este será o caso quando o antahkarana é suficientemente construído, e quando se desenvolveu um sistema integrado da personalidade que é dedicada ao crescimento espiritual e serviço.

4 “Os Anjos Solares foram chamados para servir como um meio entre os mais altos e os aspectos mais baixos da entidade humana e, especificamente, para nutrir a desenvolvimento de manas. Durante o longo período desse desenvolvimento, cada Anjo supervisiona o desenvolvimento mental de sua responsabilidade e age como um agente da Mônada e continua a executar sua tarefa até que a alma humana possa assumir o controle e as responsabilidades do Anjo. A designação do Anjo Solar estará completa quando o A alma humana tornou-se um "princípio médio" eficaz e demonstrou a sua competência e disponibilidade para assumir a responsabilidade pela entidade de que é uma parte. Demonstramos essa competência e vontade através do desenvolvimento uma personalidade integrada, comprometida com o crescimento espiritual e demonstrando serviço altruísta. No processo, construímos o antahkarana que serve como um meio de comunicação consciente entre o mais alto eu mais baixo. ”(Nash,“ O Anjo Solar ”, The Beacon, março 2001, p.11)

'PRODUTOR DE INDIVIALIZAÇÃO' E 'SENHOR DA CHAMA'

O Anjo Solar está acompanhando o homem durante toda a sua evolução. Na verdade ele acende (a chama para) a evolução humana, ativando o processo de individualização, no qual animal-man, que faz parte de uma alma de grupo relativamente inconsciente, torna-se um humano estar com uma alma individual. O Anjo Solar faz isso derramando-se para fora, ou acendendo a chama no homem, que é um grande ato de sacrifício.

“O grande Anjo Solar, que encarna o homem real e é sua expressão no plano da mente superior, é literalmente seu ancestral divino, o "Vigia" que, através de longos ciclos de encarnação, derramou-se em sacrifício para que o homem pode ser. ” (Bailey, Iniciação, Humana e Solar, IHS, p. 115)

“O primeiro esforço do Anjo Solar transformou homens-animais em seres humanos; … (Bailey, Um Tratado sobre Magia Branca, TWM, p. 89)

SALVADOR DA RAÇA

Com este grande ato de sacrifício, o Anjo Solar desce ao inferno e faz o nascimento do homem possível. Isso faz dele o salvador da corrida.

“(…) Naquela crise momentosa em que a família humana veio à existência e os anjos solares se sacrificaram. Esotericamente falando, eles "caíram no inferno, e encontrou o seu lugar na prisão. "Naquele dia nasceram almas. Um novo reino de expressão surgiu, e os três planos mais altos e os três inferiores foram trazidos para um intercâmbio cintilante. ” (Bailey, Esoteric Psicologia I, EP I, P.77-78)

PRODUTOR DE CONSCIÊNCIA REALIZADA

O próximo passo no processo de evolução da Mônada é a ascendência da alma humano para o quinto reino, que é o reino sobre-humano ou divino para o qual o homem está indo. Para este homem, no seu quarto reino, tem que se tornar plenamente consciente seu eu verdadeiro, ou em outras palavras: tornar-se 5 plenamente auto-realizado. Como o Anjo Solar o ajudou em o seu primeiro passo, tornar-se homem em primeiro lugar, também o ajuda com o segundo, para se tornar uma entidade espiritual no quinto reino.

“Aquilo para o qual o Anjo Solar existe está fazendo a sua presença sentida dentro da humanidade, e outra forte força está sendo exercida sobre o Anjo Solar que desta vez será produzir uma segunda fecundação. Isso dará ao homem aquelas qualidades que o capacitara a transcender as limitações humanas e tornar-se parte do quinto reino (espiritual) da natureza. O primeiro esforço do Anjo Solar tornou homens-animais em seres humanos; o segundo transformará os seres humanos em entidades espirituais, mais os ganhos de experiência na família humana. ” (TWM, p. 88-89)

Nos estágios iniciais de seu desenvolvimento, o homem não está ciente da ajuda ou da presença do seu ajudante. Henry T. Laurency identifica cinco etapas no desenvolvimento de consciência, que ele chama de barbárie, civilização, cultura, humanidade e idealidade.(Laurency, O Conhecimento da Realidade, pdf, Ch.1, p. 21). A maioria das encarnações são vividos nos estágios iniciais em que o ritmo de desenvolvimento é muito lento. Apenas em o estágio da cultura homem está começando a se tornar consciente da presença do Anjo Solar , que acelera significativamente seu ritmo de desenvolvimento. Em “The Explanation”, um resumo do trabalho de Laurency, a próxima citação é encontrada, em que o Anjo Solar é chamado pelo termo Augoeides:

“12 É somente no estágio da cultura que o homem enobrece sua emotividade onde ele é receptivo a todas as inspirações dos Augoeides e pode o correto uso do adicional poder e insight que eles implicam. Nos estágios mais baixos, o Augoeides limita sua assistência para equilibrar a má colheita do homem para que o desenvolvimento da consciência seja promovido na medida do possível. Em todos os estágios de desenvolvimento do homem, o Augoeides tem de suas tarefas definidas além daquelas ao final de cada encarnação e ao inicio de cada nova encarnação. ” (Adelskogh, The Explanation, p. 116

O Anjo Solar, ou Augoeides, está ajudando o homem durante todas as suas encarnações, assim como nos períodos intermediários. Logo que o homem começa a se tornar consciente de seu verdadeiro Eu, ele passa nada a temer sabendo que ele é uma Mônada imortal, e que seu leal companheiro, seu Anjo Solar, o protege até a sua auto-realização.

“Em seu Augoeides, o homem tem seu protetor tanto na vida quanto na morte. O homem nada tem a temer, seja neste mundo ou no próximo, por mais ameaçador que pareça. Pois, sendo uma mônada, o homem é imortal, e quando ele entra em contato com o seu Augoeides, ele está além do alcance de todos os ataques de ódio, todas as tentativas de sufocá-lo pelo medo. É somente quando o homem não está ciente desse fato – por nunca ter sido ensinado ou ter esquecido momentaneamente - que ele pode de alguma forma ser afetado pelo mal. ” (Adelskogh, The Explanation, p. 117-118)

Durante um longo período de desenvolvimento do homem, o Anjo Solar está em profunda meditação. Nos estágios iniciais, o homem não está ciente da existência do Anjo. Pode-se dizer esse homem é um incompetente inconsciente . Ele não sabe que não sabe. Ele está vivendo uma vida após outra 6 automaticamente. Quando ele lentamente começa a se tornar espiritualmente interessado, começa a se abrir para a possibilidade da presença de seu grande ajudante. Um período muito difícil está chegando, quando o homem estará passando pelo palco de discipulado, em que ele se tornará consciente da existência de seu Anjo Solar, mas é incapaz de alcançá-lo. Ele agora é um incompetente consciente . Seu grande ajudante, o Anjo Solar, ainda está em profunda meditação, mas os impulsos de energia que Ele está enviando, como uma resposta aos esforços de meditação do homem, se tornará cada vez mais poderosa. Os corpos do homem passarão por um processo de adaptação para poderem integrar estas energias. Isso levará o homem através de muitas lições de vida, nas quais ele desenvolve sua consciência e vitaliza seu ego ou corpo da alma para níveis cada vez mais altos. Em dessa forma, ele desenvolve lentamente um estado da chamada competência consciente .

“Talvez seja bom lembrar que o estágio do discipulado é, em muitos aspectos, o parte mais difícil de toda a escada da evolução. O Anjo Solar esta incessantemente em meditação profunda. Os impulsos de energia que emanam dele estão aumentando em ritmo vibratório e estão se tornando mais e mais poderosos. A energia é afetando mais e mais nas formas pelas quais a alma está buscando expressão, e se esforçando para controlar. ” (TWM, p. 61-62)

“O homem tem que aprender a controlar, guiar e usar as substâncias devicas, das quais os invólucros inferiores são feitos; este objetivo envolve o desenvolvimento de auto- consciência, que é trazida através da ação dos anjos solares ou construtores e vitalizadores do corpo egóico; eles são aqueles através dos quais a consciência se torna um fato. ” (TWM, pág. 688)

O GRANDE ANJO RESGATADOR E 'ALMA LIBERADA' '

No final de sua evolução humana, a alma humana será finalmente redimida ou libertada quando o Anjo Solar lhe apresentar sua própria Mônada. A Mônada é"Seu Pai Celestial' , sua pura essência espiritual, da qual ele procede e para qual ele finalmente retornará.

“Na quarta iniciação, o iniciado é trazido para a Presença daquele aspecto d'Ele mesmo que é chamado "Seu Pai no Céu". Ele é levado cara a cara com sua própria Mônada, essa essência espiritual pura no plano mais alto, mas um, que é para o seu Ego ou eu superior, o que esse Ego é para a personalidade ou para o eu inferior. ” (IHS, p. 117)

Esse é o momento em que a Alma será libertada de sua forma, o corpo egóico ou causal, que se desintegrará e deixará de existir. Onde no processo anterior de se tornar plenamente realizado, como descrito no parágrafo anterior, o iniciado libertou-se de seu eu inferior e contatou seu Ego, ele agora libera a si mesmo (o Ego) totalmente de todas suas formas e retorna à sua pura essência espiritual, a Mônada.

“O Anjo Solar até então contatado retirou-se e a forma através de que ele funcionou (o corpo egóico ou causal) se foi, e nada resta, a não ser amor-sabedoria e aquela vontade dinâmica que é a principal característica do Espírito. O eu inferior serviu aos propósitos do Ego e foi descartado; o ego da mesma forma serviu aos propósitos da Mônada, e não é mais necessária, e o iniciado fica livre de ambos, totalmente liberado e capaz de contatar a Mônada, 7 como mais cedo ele aprendeu a contatar o Ego.” (Bailey, Iniciação Humana e Solar, IHS, p. 117)

“Domínio sobre todas as formas e o poder de agir como transmissores desse espiritual energia que chamamos de amor é a recompensa prometida dos anjos solares triunfantes, e o objetivo valorizado de seu trabalho de meditação. Os filhos de Deus triunfarão na terra expressão plena encarnada, e trará luz (portanto, vida) a todos os manifestados formulários. Esta é a "vida mais abundante" da qual o Cristo fala. " (TWM, 90)

O Anjo Solar cumpriu seu dever e ele atrai de volta o fogo solar. Com isso também o último corpo do homem, seu corpo egóico vai desmoronar por ter servido a sua finalidade. A ilusão do homem acabou. Ele retorna para a casa de seu pai, que é sua Mônada.

“Quando isso é feito, o corpo egóico serviu ao seu propósito, o Anjo Solar fez o seu trabalho, e o lado da forma da existência não é mais necessário, como nós entendê-lo e utilizá-lo como meio de experiência. O homem entra no consciência da Mônada, o UM. O corpo causal se desintegra; a personalidade desaparece e a ilusão termina. Esta é a consumação do Grande Obra e outro Filho de Deus entrou na casa do Pai. ” (TWM, p. 387-388)

“O momento da radiação mais alta é conhecido. Então - através do pronunciamento de uma certa Palavra de Poder - os grandes anjos solares se reúnem em si mesmos o fogo solar, produzindo assim a dissipação final da forma e, portanto, o separação da vida da forma; o fogo da matéria retorna ao geral reservatório, e os átomos permanentes e o corpo causal não existem mais. ” (TCF, p. 764)

CONTEMPLAÇÃO COMO O ALIMENTO PARA O Anjo Solar

Em cada nível ou dentro de cada reino, o inferior fornece sustento para o superior. Como os minerais no solo fornecem uma forma de “alimento” para o reino vegetal, o mesmo se aplica ao reino animal - sua "comida" é a forragem do vegetal reino e assim por diante. Ao nível do Reino das Almas, a comida / energia fornecida por o reino inferior (humanidade) está na forma de meditação e contemplação. Este energia, dirigida pela personalidade aspirante, fornece o sustento ou energia para a resposta do Anjo Solar. Então, o Anjo Solar precisa da cooperação do homem. Ele precisa ser alimentado pelo homem através do esforço de contemplação e é através da contemplação que o construção do antahkarana como canal de comunicação, compartilhamento de energia e co-criação é construída e mantida.

RESUMO E CONCLUSÃO

O Anjo Solar é um grande ser que originalmente pode ser considerado separado o homem real, ou o ego, ou a alma. Ele se sacrificou ao descer para inferno, ou o mundo ilusório do homem, para ajudar o homem em seu longo processo de evolução. Ele cumpre muitas tarefas, o que explica por que ele é chamado por muitos nomes diferentes.

Neste documento, alguns dos diferentes nomes são mencionados e os tarefas são descritas. De passagem, pode-se dizer que o Anjo Solar ajuda o homem em seus três estágios diferentes de transformação e 8 transmutação: primeiro na transmutação do homem-animal para um ser humano pelo processo de individualização; segundo na transformação de tornando-se plenamente realizado de quem ele realmente é, um Ego e, no final, uma Mônada; e terceiro na libertação da alma pela desintegração do corpo egóico e da unificação com seu pai no céu, a Mônada.

De tudo isso segue que o homem sozinho não é capaz de fazer muito. Ele precisa se tornar ciente de seu grande ajudante, o Anjo Solar, sem o qual ele realmente estaria perdido. Grandes mentes perceberam isso, como por exemplo Leonardo da Vinci, que uma vez disse: "Por mim nunca foi feito nada."

Por outro lado, o Anjo Solar não pode ser totalmente envolvido como um ajudante ativo para homem sem essa consciência e conexão construída através da meditação e contemplação.



BIBLIOGRAFIA
Adelskogh, Lars. A Explicação, 2004
Bailey, Alice. Um Tratado do Fogo Cósmico (TCF). Lucis Trust Publications, Nova Iorque, 1951
Bailey, Alice. Um Tratado sobre Magia Branca (TWM). Lucis Trust Publications, Nova Iorque, 1951
Bailey, Alice. Psicologia Esotérica I (EP I). Lucis Trust Publications, Nova Iorque, 1962.
Bailey, Alice. Iniciação Humana e Solar (IHS). Lucis Trust Publications, Nova Iorque, 1951
Blavatsky, Helena Petrova. A Doutrina Secreta II (SD II). Universidade Teosófica Imprensa, 1888
Huysmans, Eric. Definindo e Dominando a Mente. Documento 220, 2014.
Laurency, Henry T. O Conhecimento da Realidade, 1961
Nash, John. "O Anjo Solar". The Beacon, Volume LIX Número 2. Nova York:
Lucis Trust, março / abril de 2001
Saraydarian, Torkom. O Anjo Solar Cave Creek, AZ: Publicações TSG, 1990
Saraydarian, Torkom. A Mente Subconsciente e o Cálice. Cave Creek, AZ:
Publicações TSG, 1993
Saraydarian, Torkom. Glossário: Uma Concordância das Obras de Torkom Saraydarian.
Cave Creek AZ 9