É a ciência que estuda partículas atômicas e subatômicas iguais ou menores que os átomos - ELÉTRONS , PRÓTONS, MOLÉCULAS E FÓTONS).
Não há a possibilidade de serem estudadas pela física clássica pois ela não é influenciada pela gravidade, lei da inércia, ação e reação etc.
A física quantica tem a classificação "NÃO INTUITIVA", significa que o que é considerado verdade mesmo quando aparentam não ser. Essa característica fez com que a física quântica fosse considerada como "falsa".
A Física Quântica também é chamada de MECÂNICA QUÂNTICA, surgiu nos primeiros anos do século XX (20) e um dos que desenvolveu os primeiros conceitos foi o físico MAX PLANCK (1858 - 1947).
ALBERT EINSTEIN, batizou a equação de PLANCK de quantum, que significa "quantidade". Essa teoria mesmo focada em fenômenos microscópicos, refletem o macroscópico, pois tudo que há no universo são feitas a partir de moléculas, átomos e partículas subatômicas.
Ao longo do século 20, físicos e cientistas contribuíram para o desenvolvimento da teoria da Física Quântica: Werner Heisenberg (1901 – 1976), Louis de Broglie (1892 – 1987), Niels Bohr (1885 – 1962), Erwin Schrödinger (1887 – 1961), Max Born (1882 – 1970), John von Neumann (1903 – 1957), Richard Feynman (1918 – 1988), Wolfgang Pauli (1900 – 1958), entre outros.
As teorias da física quântica contribuiram para o desenvolvimento de vários ramos, tais como, física atômica, física nuclear, física molecular, química quântica, física de partículas, além de contribuir para setores do conhecimento humano.
A principal ligação entre a física quântica e os conceitos filosóficos e espirituais, de acordo com os defensores desta relação, está na condição de casualidade e incerteza desta teoria, que diz ser possível a existência de duas situações diferentes e simultâneas para determinado corpo subatômico.
Esse princípio foi observado na física quântica a partir da chamada "dualidade onda-partícula", ou seja, quando uma partícula se comporta ora como partícula e ora como uma onda, afirmação esta totalmente anormal perante a física clássica.
Partindo desta ideia, por exemplo, surgem diversas hipóteses teóricas de estudo, como a “teoria dos vários mundos”, que diz ser possível a existência de diversas realidades alternativas para cada indivíduo.