Se não encontrar o autor, acesse o site da AMAZON por qualquer link de redirecionamento no blog.

Bem-vindos ao MQ ✓ VENDA NACIONAL E INTERNACIONAL✓

Qual a menor unidade fundamental da matéria?

Até um tempo atrás se acreditava que a matéria era composta principalmente por prótons, nêutrons e elétrons e o conjunto deles formava-se a menor unidade fundamental da matéria (menor fração capaz de identificar um elemento químico).

Mas com os estudos mais recentes sobre as radiações nucleares e de choques entre partículas revelaram diversos novos componentes da matéria.

A massa de um elétron é bem inferior às massas dos prótons e dos nêutrons. E foi exatamente este fator que fez com que os estudiosos suspeitassem que essas partículas nucleares fossem compostas por outras. A partir de diversas análises foi sugerido que o núcleo seria composto por Quarks. Os Quarks nunca são detectados separadamente, e sim sempre em grupos de três.

Os Quarks formam o núcleo e juntamente com os neutrons, prótons e eletróns (que circundam o núcleo) formam o átomo.


O termo átomo deriva do grego e significa indivisível.

A maior parte da massa do átomo concentra-se no núcleo. Enquanto o seu maior volume encontra-se na eletrosfera, onde estão os elétrons.

Elétrons

O elétron possui carga elétrica negativa e quase não possui massa. A sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a massa do núcleo.

Eles são minúsculas partículas que giram ao redor do núcleo central do átomo.

Além disso, movem-se muito rapidamente ao redor do núcleo atômico, gerando campos eletromagnéticos.


Prótons

O próton têm carga elétrica positiva de mesmo valor absoluto que a carga dos elétrons, dessa forma, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.

Eles constituem uma massa unitária e junto com os nêutrons formam o núcleo atômico.

Nêutrons

O nêutron não têm carga nenhuma, ou seja, apresenta carga neutra. Juntamente com os prótons, ele forma o núcleo atômico, que carrega toda a massa (99,9%) do átomo.

O nêutron proporciona estabilidade ao núcleo atômico, já que a força nuclear faz com que seja atraído por elétrons e prótons.

Tipos de quarks

Os quarks podem ser divididos em seis tipos, porém desse total apenas dois fazem parte da composição dos prótons e dos nêutrons. Os outros quatro quarks existiram apenas durante os primeiros momentos da criação do Universo e só é possível recriá-los usando os aceleradores de partículas.







Os seis quarks são:

    Up (para cima) – que é o quark mais leve. Um próton possui dois Up em seu interior e um nêutron possui um.
    Down (para baixo) – ele faz dupla com o Up na constituição da matéria. Um próton possui um Down e um nêutron possui dois.
    Charm (charme) – é maior que o Up e que o Down, porém só aparece em aceleradores de partículas.
    Strange (estranho) – é o par do Charm e também muito pesado para permanecer inteiro na natureza. Existiu apenas nos primórdios da criação do Universo.
    Top (topo) – é o mais pesado de todos os quarks, sua massa é igual a de um átomo de ouro.
    Bottom (fundo) – assim como os três anteriores, é muito pesado para existir hoje. Nos aceleradores dura apenas um milionésimo de milionésimo de segundo.







Tudo é composto por átomo! As cadeira, as mesas, as casas, o céu, as plantas, os animais, os seres humanos e tudo que há no UNIVERSO. 




O TODO esta em tudo.

Postagem em destaque

Quero um Kindle !!! CLIQUE AQUI

Pesquise nosso site 🔒

Pesquise nosso site 🔒
SiteConfiável .com.br